Parto normal X cesárea

novo-nascimento
Ai gente, que nervoso que me dava quando pensava na hora H viu?!  Primeiro, pra acalmar as futuras mamães, gostaria de esclarecer que eu sou bem medrosa com tudo. Tenho medo de morrer, medo de avião, medo de altura, de agulha, cirurgia, de ladrão, de bicho grande, de bicho pequeno, de bicho médio e de quase tudo que você possa imaginar. Mas nessa ocasião em especial eu tinha medo que acontecesse algo comigo ou com minha filha.
E por todos esses meus infinitos medos, eu preferi fazer uma cesariana. Sei que tem muita gente acha desnecessário e vai me criticar, mas eu acho que cada mulher tem que optar por aquilo que se sentir mais segura e confortável. Pra ela e pro bebê.
Eu cresci ouvindo minha mãe e minhas tias falando super bem de parto normal e passei minha vida falando que teria meus filhos de parto normal. Mas quando chega nossa vez é diferente. Nem sempre mantemos a mesma opinião e foi isso que aconteceu comigo. Eu não conseguia nem me imaginar fazendo um parto normal. Coloquei na balança os riscos de um e de outro e me senti mais segura fazendo a opção que eu fiz.
É claro que sei da importância de um parto normal pro bebê naquele momento. Ele tá ali quietinho, no lugar mais seguro e aconchegante do mundo, junto da mamãe, sem precisar chorar pra comer, dormir ou fazer cocô, quando de repente tiram ele do nada só porque ficou apertado aquela casinha. Sem contar que é uma cirurgia né? E você corre todos os riscos como qualquer outras cirurgias. E  a recuperação é mil vezes pior.
No parto normal, o bebê sabe que chegou a hora e participa do parto tanto quanto a mãe. É lindo, lúdico e super importante pro bebê passar por isso. Mas eu sou mole, fazer o quê?
Eu chorava de medo quando pensava que num parto normal, se ocorresse algo de errado durante as contrações, poderia faltar oxigênio no cérebro da minha filha e ela sofrer o resto da vida com as sequelas disso. Também me apavorava a ideia de ter que sofrer horrores com as contrações por sabe-se lá quanto tempo e ainda correr o risco de passar por uma episiotomia (corte cirúrgico feito na região do períneo). Eu tenho pavor de levar pontos e nunca fiz uma cirurgia na vida. Mas entre levar pontos no abdome e no períneo, eu escolhi a primeira opção.
O importante é você estar segura da escolha que fez e conversar bastante com seu G.O. para que não restem dúvidas sobre o procedimento escolhido e você acabe se frustrando ok?
Mas quero deixar bem claro aqui que não estou defendendo nenhum tipo de parto. Acho que cada um sabe até onde consegue ir. Infelizmente eu sou ma jaca mole de tão medrosa e não tive coragem de esperar pra ter um parto normal. Mas não me sinto culpada por isso e digo a todas que apesar do medo, foi tudo ótimo comigo e com minha pequena. Tanto no parto quanto no pós-parto. Mas isso já é outro post 😉
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s